A menopausa precoce é o fim permanente (mais de um ano) da menstruação antes dos 40 anos de idade. Se ela chega entre 40 e 45 anos, é considerada uma “menopausa cedo”, porque ocorre antes da média (algo entorno dos 49 anos). A partir do terceiro mês sem menstruação, é aconselhável procurar orientação médica. Assim, a mulher será orientada a fazer exame de sangue para a contagem de hormônios.
É importante saber que o estado de menopausa só é considerado quando a mulher já está há um ano sem apresentar sangramento. Este é o sintoma mais comum da menopausa. Geralmente, isso acontece na faixa etária entre 45 e 55 anos. Isso ocorre porque os ovários param de ovular nos intervalos regulares. Sendo assim, diminui sua capacidade de produzir hormônios.
Possíveis causas da menopausa precoce
Diversas podem ser as causas da menopausa precoce. A saber:
– Doenças autoimunes – interrompem o processo de produção hormonal;
– Síndrome de Turner – ocorre quando o par de cromossomos X é incompleto;
– Fatores genéticos;
– Tabagismo e consumo de drogas são fatores de risco, pois as substâncias interferem no funcionamento do ovário;
– Mulheres que se subterram a tratamentos de radioterapia ou quimioterapia correm mais riscos.
Outros sintomas, além da interrupção do sangramento, são:
– Alterações de humor e interrupção da libido;
– Ondas de calor e suores noturnos;
– Problemas de sono (insônia);
– Secura vaginal.
É muito importante que a mulher fique atenta, acima de tudo se possui algum fator de risco. Então, procurar um ginecologista sempre que perceber algo fora do normal é fundamental. Principalmente porque a utilização de anticoncepcionais pode mascarar os sintomas.
Como tratar
O tratamento indicado é a Terapia de Reposição Hormonal (THR), pois minimiza os sintomas que influenciam muito na qualidade de vida da mulher. Porém nenhum tratamento deve ser iniciado antes de uma boa avaliação médica. Isto porque mulheres que tem riscos elevados ou antecedentes de câncer de endométrio ou mama e doenças como tromboembolia não podem fazer uso da THR. É importante saber que a menopausa precoce não é reversível.